Referencial Teórico

O ESTUDO DA GEOMETRIA SEGUNDO OS PCNS
A Matemática tem um grande papel na cidadania, por isso, precisa estar ao alcance de todos, diante disso o trabalho docente deve ser efetivado através de lúdicas e prazerosas para o desenvolvimento do conhecimento matemático.
 Uma parte importante do currículo a matemática no Ensino Fundamental são os conceitos geométricos, porque, através deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo que vive.
O ensino da geometria no Ensino Fundamental segundo Toledo & Toledo (1997, p.227) pode ser dividido em três períodos:
• Familiarização com as figuras geométricas;
 • Descoberta de propriedades;
• Estabelecimento de relações entre figuras e propriedades.
A Geometria também está presente nas formas naturais e construídas, à representação, à medida e ao dimensionamento de uma infinidade de objetos e espaços na vida diária.
No ensino fundamental o objetivo do ensino da geometria deve ser:

(...) O ensino de Geometria no ensino fundamental está estruturado para propiciar uma primeira reflexão dos alunos através da experimentação e de deduções informais sobre as propriedades relativas a lados, ângulos e diagonais de polígonos, bem como o estudo de congruência e semelhança de figuras planas. Para alcançar um maior desenvolvimento do raciocínio lógico, é necessário que no ensino médio haja um aprofundamento dessas ideias no sentido de que o aluno possa conhecer um sistema dedutivo, analisando o significado de postulados e teoremas e o valor de uma demonstração para fatos que lhe são familiares. (PCN,123-124)


Entendemos que o ensino da geometria não pode ensinado de maneira restrita a memorização de fórmulas, mas da oportunidade de perceber a Matemática como uma ciência e assim propiciar o desenvolvimento do pensamento lógico dedutivo e dos aspectos mais estruturados da linguagem matemática.
Segundo os Parâmetros Nacionais Curriculares (1997, p.60) espera que no final do ensino fundamental que o aluno saiba:

• Identificação de figuras poligonais e circulares nas superfícies planas das figuras tridimensionais.
• Identificação de semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, número de ângulos, eixos de simetria, etc.
• Exploração de características de algumas figuras planas, tais como: rigidez triangular, paralelismo e perpendicularismo de lados, etc.
 • Composição e decomposição de figuras planas e identificação de que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares.
 • Ampliação e redução de figuras planas pelo uso de malhas.
• Percepção de elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.
• Representação de figuras geométricas.

Nesse sentido no ensino fundamental é muito importante que os alunos tenham uma boa compreensão do estudo da geometria, pois, no ensino médio esses conteúdos serão aprofundados e sem a base da geometria plana, irá dificultar o entendimento da geometria espacial.
A geometria é um campo fértil para se trabalhar em situação-problema, e esse trabalho poderá ser feito a partir da exploração dos objetos do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanatos, ele permite ao aluno estabelecer conexão entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. Assim, os conhecimentos sobre perímetros, áreas e volumes em geometria, devem ser aplicados em situações reais, estimando a margem do erro, o que estimula a criança a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades.



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