O ESTUDO DA GEOMETRIA SEGUNDO OS
PCNS
A
Matemática tem um grande papel na cidadania, por isso, precisa estar ao alcance
de todos, diante disso o trabalho docente deve ser efetivado através de lúdicas
e prazerosas para o desenvolvimento do conhecimento matemático.
Uma parte importante do currículo a matemática
no Ensino Fundamental são os conceitos geométricos, porque, através deles, o
aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender,
descrever e representar, de forma organizada, o mundo que vive.
O
ensino da geometria no Ensino Fundamental segundo Toledo & Toledo (1997,
p.227) pode ser dividido em três períodos:
•
Familiarização com as figuras geométricas;
• Descoberta de propriedades;
•
Estabelecimento de relações entre figuras e propriedades.
A
Geometria também está presente nas formas naturais e construídas, à representação,
à medida e ao dimensionamento de uma infinidade de objetos e espaços na vida
diária.
No
ensino fundamental o objetivo do ensino da geometria deve ser:
(...) O ensino de
Geometria no ensino fundamental está estruturado para propiciar uma primeira
reflexão dos alunos através da experimentação e de deduções informais sobre as
propriedades relativas a lados, ângulos e diagonais de polígonos, bem como o
estudo de congruência e semelhança de figuras planas. Para alcançar um maior
desenvolvimento do raciocínio lógico, é necessário que no ensino médio haja um
aprofundamento dessas ideias no sentido de que o aluno possa conhecer um
sistema dedutivo, analisando o significado de postulados e teoremas e o valor
de uma demonstração para fatos que lhe são familiares. (PCN,123-124)
Entendemos
que o ensino da geometria não pode ensinado de maneira restrita a memorização
de fórmulas, mas da oportunidade de perceber a Matemática como uma ciência e
assim propiciar o desenvolvimento do pensamento lógico dedutivo e dos aspectos
mais estruturados da linguagem matemática.
Segundo
os Parâmetros Nacionais Curriculares (1997, p.60) espera que no final do ensino
fundamental que o aluno saiba:
•
Identificação de figuras poligonais e circulares nas superfícies planas das
figuras tridimensionais.
•
Identificação de semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios
como número de lados, número de ângulos, eixos de simetria, etc.
•
Exploração de características de algumas figuras planas, tais como: rigidez
triangular, paralelismo e perpendicularismo de lados, etc.
• Composição e decomposição de figuras planas
e identificação de que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras
triangulares.
• Ampliação e redução de figuras planas pelo
uso de malhas.
•
Percepção de elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações
artísticas.
•
Representação de figuras geométricas.
Nesse sentido no ensino fundamental é muito
importante que os alunos tenham uma boa compreensão do estudo da geometria, pois,
no ensino médio esses conteúdos serão aprofundados e sem a base da geometria
plana, irá dificultar o entendimento da geometria espacial.
A
geometria é um campo fértil para se trabalhar em situação-problema, e esse
trabalho poderá ser feito a partir da exploração dos objetos do mundo físico,
de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanatos, ele permite ao
aluno estabelecer conexão entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. Assim,
os conhecimentos sobre perímetros, áreas e volumes em geometria, devem ser
aplicados em situações reais, estimando a margem do erro, o que estimula a
criança a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar
regularidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário