SEQUÊNCIA DIDÁTICA-
O
Estudo dos Quadriláteros Notáveis por meio do um Tangram.
OBJETIVOS GERAIS
-Reconhecer os
quadriláteros notáveis por suas definições e suas diferenças.
Série a ser desenvolvida a
sequência didática: 6°ano
- Solicitar que os
alunos pesquisem sobre as diferentes formas geométricas existentes e escrevam
em seu caderno o nome de 5 objetos que estejam representando essas formas.
Construir um círculo
com os alunos e indagar:
-
Que forma geométrica vocês anotaram no caderno? Que objeto no teu cotidiano
representa essas formas?
-
O que é uma forma geométrica?
Questionar
eles sobre os objetos que nos cercam em casa, no caminho de casa para escola,
na escola, enfim em todos os lugares encontramos objetos que representam alguma
forma geométrica.
ATIVIDADE
2: Pesquisa sobre a origem da geometria
Levar
os alunos no laboratório de informática para que eles pesquisarem e responderem
as seguintes questões:
- O que significa a palavra geometria?
-
Qual foi à história do surgimento da geometria?
-Quais
foram os principais povos que contribuíram para o surgimento?
-
Em que época surgiu?
-Qual foi o nome do primeiro livro e do autor em
que apresentou de modo sistemático as principais descobertas geométricas?
Após os alunos
pesquisarem, indagar eles sobre a pesquisa e fazer um fechamento de ideias
sobre a pesquisa do surgimento da geometria.
ATIVIDADE 3: Conhecer e interpretar a lenda do tangram
Entregar
para cada aluno a Lenda do Tangram
A LENDA DO TANGRAM
Diz a lenda que um sábio chinês deveria
levar ao Imperador uma placa de jade, mas, no meio do caminho, o sábio tropeçou
e deixou cair a placa que se partiu em sete pedaços geometricamente perfeitos.
Eis que o sábio tentou remendar, a cada
tentativa, surgia uma nova figura.
Depois de muito tentar, ele, finalmente, conseguiu formar novamente o
quadrado e levou ao seu Imperador.
Os sete pedaços representariam as sete
virtudes chinesas, onde uma delas, com certeza, seria a paciência.
O sábio mostrou a seus amigos as figuras
que havia conseguido montar e cada um construiu o seu Tangram.
Ao final da historia pergunte:
Vocês conhecem o nome das figuras da lenda do tangram?
Geralmente os
alunos nomeiam com facilidade o triângulo e o quadrado (losango), já o
paralelogramo, talvez eles não conheçam, sendo necessário você apresentar. Pode
ser que os alunos apontem o quadrado como sendo um losango, mostre que
realmente ele é um losango (quadrilátero com todos os lados de mesma medida),
porém, como todos os ângulos são retos ele também é um quadrado.
Vocês conhecem o nome das figuras da lenda do tangram?
Geralmente os
alunos nomeiam com facilidade o triângulo e o quadrado (losango), já o
paralelogramo, talvez eles não conheçam, sendo necessário você apresentar. Pode
ser que os alunos apontem o quadrado como sendo um losango, mostre que
realmente ele é um losango (quadrilátero com todos os lados de mesma medida),
porém, como todos os ângulos são retos ele também é um quadrado.
Questionar os alunos:
- Quem já conhecia esse jogo?
- Qual é o nome do jogo?
- Como se joga? Alguém sabe?
-Você conhece outra lenda que fale sobre o tangram?
- Qual é o nome original da lenda? O que significa?
-Qual é o objetivo do jogo tangram?
Solicitar como tema de casa que os
alunos pesquisem sobre outras lendas referentes ao tangram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário