História

ORIGEM DA GEOMETRIA

         Os primeiros conhecimentos geométricos foram elaborados a partir das necessidades do homem em compreender melhor o meio em que vivia, o que justifica a origem de sua palavra. Geometria deriva do grego "geometrein" e significa medição de terras: geo: terra, metrein: medir, surgindo como ciência empírica para resolver problemas práticos do homem.
       Medir as terras para fixar os limites das propriedades era uma tarefa importante nas civilizações antigas, especialmente no Egito. Ali as enchentes anuais do rio Nilo inundavam as áreas férteis e derrubavam os marcos fixados no ano anterior, obrigando os proprietários de terras a refazer os limites de suas áreas de cultivo. Impunha-se assim a tarefa de refazer os limites com base em informações parciais ou, quando destruídas por completo as fronteiras, tratava-se de refazê-las de modo a demarcar o desejado número de propriedades, conservando as áreas relativas que possuíam no passado. 
     Para realizar a partilha de terra, cada Egípcio deveria de ter uma porção igual de terras aos demais com a condição de lhe ser pago todos os anos certo tributo. Se o rio carregava alguma parte do lote de alguém, o prejudicado ia procurar o rei e expor-lhe o acontecido. O soberano enviava agrimensores ao local para determinar a redução sofrida pelo lote, passando o dono a pagar um tributo proporcional à posição restante.
     Os egípcios tornaram-se hábeis delimitadores de terras e devem ter descoberto e utilizado inúmeros princípios úteis relativos às características de linhas, ângulos, e figuras, como por exemplo, o de que a soma dos três ângulos de um triângulo é igual a de dois ângulos retos, e o de que a área de um paralelogramo é igual à do retângulo que tenha a mesma base e a mesma altura. 
      Os egípcios se limitaram à acumulação de conhecimentos que os habilitavam a resolver problemas de traçado de limites, de comparação de áreas, de projetos arquitetônicos e engenharia de construções, dentre outros.
        Os babilônios, também tinham uma Geometria, mas somente o que bastasse para as suas necessidades práticas e não para uma ciência organizada. Os gregos perceberam o que os egípcios eram capazes de fazer e assimilaram seus princípios cotidianos. Foram os gregos deram o nome de Geometria, ao contrário dos egípcios, apreciavam a Geometria não apenas em virtude de suas aplicações práticas, mas em virtude de seus interesses teóricos, desejando compreender a matéria por ela mesma, e não em termos de sua utilidade. Aos gregos não bastou apenas o conhecimento cotidiano, eles procuraram encontrar demonstrações dedutivas e rigorosas das leis acerca do espaço, que governam aplicações práticas da geometria.
       É com os matemáticos gregos, começando com Tales de Mileto, que a Geometria é estabelecida como teoria dedutiva, continuando nos séculos posteriores, nomeadamente pelos pitagóricos. Com Tales e Pitágoras, no século VI a. C., o pensamento matemático sofre uma brusca transformação em profundidade, na aquisição de um espírito crítico e de uma nova liberdade de imaginação criadora.
       Foi aproximadamente a 300 anos antes de Cristo que Euclides, outro matemático grego de renome, escreveu seu livro clássico, Os Elementos, em que reuniu e apresentou de modo sistemático as principais descobertas geométricas de seus precursores. 

Livro sugerido que pode auxiliar na prática pedagógica do professor



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